Welcome
Welcome to setemetros

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!

Campeonato Nacional 1ª Divisão - Seniores Femininos

Forum criado para debater assuntos relacionados com a modalidade

Re: Campeonato Nacional 1ª Divisão - Seniores Femininos

Mensagempor vascobzky em Quarta Mar 10, 2010 12:25 am

Esqueci-me de referir, que nas seniores o campeonato está parado, com o estágio das Juniores A e a qualificação que vai haver desse escalão, assim como com o estágio das seniores e a sua qualificação também. Daí as paragens existentes.
vascobzky

Registado: Quinta Jan 07, 2010 12:03 am

Mensagempor Ulisses Pereira em Quarta Mar 10, 2010 2:46 am

Jorge, tinha dito há uns tempos que iria dar a minha opinião sobre o actual modelo competitivo da PO9. Tenho andado tão ocupado com outras coisas que não teno tido tempo para isso mas hoje li noutro blog uma análise com a qual concordo quase na totalidade e que diz de uma forma ainda mais completa aquilo que eu queria escrever. Parabéns ao autor do texto!

O texto pode ser encontrado em http://sete-metros.blogspot.com/

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter"
Ulisses Pereira

Registado: Terça Jan 05, 2010 10:56 pm

Mensagempor vascobzky em Quarta Mar 10, 2010 11:44 am

Ulisses desculpa lá a pergunta, mas tu que foste um dos grandes críticos em relação a este modelo, agora já és um dos seus grandes defensores???
vascobzky

Mensagempor Ulisses Pereira em Quarta Mar 10, 2010 12:16 pm

Sim, foi um dos críticos do modelo e agora não tenho problemas nenhuns em reconhecer que ele funcionou bastante bem. Ou achas que devia manter a minha posição só para ficar bem?
"Acreditar é possuir antes de ter"
Ulisses Pereira

Registado: Terça Jan 05, 2010 10:56 pm

Mensagempor dna78 em Quarta Mar 10, 2010 3:05 pm

Não posso concordar com este modelo... Dirão que serve a contenção de despesas, e isso entendo bem, mas limitar o andebol feminino a isto é redutor...

A FPA tem de apoiar mais claramente, diria finalmente seriamente, o Andebol feminino...
dna78

Registado: Quarta Jan 06, 2010 6:17 pm

Mensagempor vascobzky em Quarta Mar 10, 2010 3:27 pm

Claro que não, tens de dar sempre a tua opinião, obviamente também penso assim.

Dando agora eu a minha opinião, continuo a dizer o mesmo, este modelo tem vantagens e desvantagens. No entanto volto a focar alguns pontos falados.
- Que 1ª Divisão tem qualidade de 1ª Divisão, quando contém na sua estrutura equipas que se apresentam em jogos com 7 ou 8 jogadoras, ou até fazem mesmo faltas de comparência???
- Que campeonato é este, em que não há descidas de divisão ?? As equipas que não lutam para se apurarem para a fase final, lutam para quê ?? Treinam e jogam para aquecer??
- Chama-se 1ª Divisão, mas no entanto aparecem arbitragens nessa 1ª Divisão que nem qualidade têm para os minis e bambis quanto mais...
- Divido por zonas é bem verdade, reduzem-se os custos, mas ao fim e ao cabo, quem quer andar a jogar entre os melhores não terá as mesmas despesas , caso estivessem numa 1ª Divisão fixa?? Andamos é alimentar o amadorismo, e o andebol feminino continuará a ser o parente pobre. As pessoas acomodam-se e não trabalham em busca de mais fontes de rendimento. Às despesas que existem com o andebol.
- Fala-se no artigo do blog que vários pavilhões tiveram grandes enchentes com este modelo, parece-me no entanto um dado se qualquer fundamento. Onde o andebol está implementado e as equipas conseguem levar os seus escalões da formação a verem as seniores, a casa está sempre composta independentemente da fivisão em que se encontram. O Alavarium é um caso disso, num jogo qualquer de um qualquer escalão, há sempre boa assistência. Este ano lutaram para ir à fase final, se o campeonato fosse como o ano passado, estariam a lutar para subir e de certeza teriam tão boas assistências como este ano.
- Salvação financeira dos clubes ?? Mais uma engraçada. Os clubes de forma geral estão sem dinheiro, e uma das suas grandes despesas são as arbitragens. Ora vejamos, em jogos da formação não aparecem árbitros, em provas que estão pagas, e os árbitros já se andam a queixar que não recebem desde Dezembro. Alguma coisa aqui está mal, ou alguns clubes não pagam, ou a FAP não paga aos árbitros. Outro ponto importante nesta questão, é a que, se se mantivesse o modelo do ano passado, à excepção das 10 ou 12 equipas primodivisionárias, as outras na 2ª Divisão também jogariam por zonas geográficas, dado que a prova era não-fixa, como tal esse aspecto também seria bom, porque por ex equipas como a Assomada e o Castelo Branco que já se fala que irão acabar, não teriam ido jogar duas vezes à Madeira, nem duas vezes ao Algarve, nem 3 vezes a Leiria.
- Foi referido que a competição na zona norte foi um sucesso. Na minha opinião efectivamente a zona norte foi muito emotiva e competitiva, mas a meu ver, foi bastante nivelada por baixo. Vamos ver se tenho ou não razão, com os jogos da fase final, entre os 4 apurados do norte, contra o Gil, a SAD e o João de Barros essencialmente.
- Por fim, referiu-se que no sul há poucas equipas, e como tal teria que se juntar equipas do Norte ao Sul, também não é verdade, pois irá haver agora Taça de Portugal e existem 4 zonas. Umas com 4 equipas outras com 5,ou seja, adaptou-se a prova às zonas geográficas. Obviamente numa 2ª Divisão poderia-se fazer o mesmo, e qual era o problema de termos a Zona Norte com 12 equipas e a Sul com 7 por ex ??

Fica a minha opinião, que vale o que vale, num assunto que tem pano para mangas. Quero apenas referir que modelos perfeitos não existem com certeza, e que é impossível agradar a todos. Mas pergunto eu, estão as coisas melhores este ano do que no ano passado ??
vascobzky

Mensagempor vascobzky em Quarta Mar 10, 2010 3:29 pm

dna78 Escreveu:Não posso concordar com este modelo... Dirão que serve a contenção de despesas, e isso entendo bem, mas limitar o andebol feminino a isto é redutor...

A FPA tem de apoiar mais claramente, diria finalmente seriamente, o Andebol feminino...

Mas lá estão vocês com a contenção de despesas :P, isso é totalmente falso. Alguém que me diga 10 equipas que gastaram menos com este modelo, do que aquilo que gastariam com o antigo ??
vascobzky

Mensagempor Jorge Almeida em Quinta Mar 11, 2010 8:49 pm

dna78 Escreveu:Não posso concordar com este modelo... Dirão que serve a contenção de despesas, e isso entendo bem, mas limitar o andebol feminino a isto é redutor...

dna78,

o problema da contenção de despesas não é assim tão pequeno.

Senão vejamos o que está acontecer aqui ao lado, em Espanha, com o Ribarroja (que já foi uma das melhores equipas da Liga ABF, especialmente quando Juliana Sousa andava por lá e a equipa chamava-se Ferrobus Mislata).

http://www.somosbalonmano.com/index.php ... &Itemid=27

Se isto acontece em Espanha, o que aconteceria por cá se a PO09 se mantivesse nos mesmos moldes da época passada?

Claro que a FAP a tem de apoiar o andebol feminino, isso nem se discute. Mas menorizar o problema das despesas em época de crise económico-financeira, também não é bom caminho ...
Jorge Almeida

Registado: Sexta Jan 08, 2010 11:32 am

Mensagempor vascobzky em Sexta Mar 12, 2010 1:02 am

Mas essas equipas espanholas quanto não gastaram e gastam com os ordenados das jogadoras?? Quantos nos masculinos, ASOBAL, não estão assim ??

Em Portugal quem consegue ter as despesas com as atletas, e são 4 ou 5, nem sei bem, mas conheço MAdeira SAD, Gil Eanes e Alavarium, das outras não faço a mínima ideia quem paga ou não a jogadoras, não aguentavam com as despesas do campeonato do ano passado ??
vascobzky

Mensagempor dna78 em Terça Mar 16, 2010 1:27 am

No fundo, se a FAP apoiar o desenvolvimento da PO9, com apoios a deslocações, terminam os argumentos que não serão assim tão reais, como o vascobzky bem apontou.

Temos uma das melhores jogadoras do mundo e nem aproveitamos? Promoção! Neste campo, muitos parabéns ao Alavarium e gostava que fosse um exemplo a seguir, fortalecer, melhorar, ampliar...
dna78

Registado: Quarta Jan 06, 2010 6:17 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Andebol

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes